segunda-feira, 9 de março de 2015

Audi, Porsche, Nissan e Toyota preparam as armas

Notícias do WEC:


  • A Nissan anunciou os trios de pilotos para a temporada completa. Os ex-F1 Marc Gené e Max Chilton vão dividir o carro 23 com (futuro F1?) Jann Mardenborough, enquanto o carro 22 terá Michael Krumm com Harry Tincknell e Olivier Pla. Nota-se uma tendência da Nissan de aliar dois pilotos jovens e promissores a um veterano. Os primeiros testes da Nissan foram interrompidos logo no começo devido à quebra de um componente que não pôde ser reparado no local. Cogita-se que tal carro completou apenas 25 voltas (ou 68, dependendo da fonte) nos dois dias de testes em Sebring (o número real de voltas não foi revelado, mas os engenheiros da equipe dizem-se satisfeitos com os resultados dos testes). Para piorar, tal chassi era o mesmo que a Nissan inscreveria nos testes oficiais da pré-temporada em Paul Ricard, no fim do mês. É possível que a Nissan marque outro teste nas próximas duas semanas. Na parte técnica, a AutoHebdo supõe que o fato da Nissan aparentemente usar rodas de 18 polegadas nas rodas dianteiras e 16 nas traseiras pode significar que um sistema híbrido de menor capacidade (eliminar um dos volantes acumuladores para reduzir a capacidade de 8 para 4 ou até 2MJ) esteja sendo considerado. 
  • Se o clima na Nissan pode parecer preocupante, a outra equipe que testou em Sebring demonstra otimismo: a Audi (que provavelmente aumentará a capacidade do sistema híbrido do R18 para 4MJ) testou o modelo de 2015 em cinco dias, somando seis mil quilômetros entre os nove pilotos que estiveram no circuito (os nove que estarão em Le Mans). Declarações de dentro da equipe dizem que todos os pilotos ficaram entusiasmados com o carro, e que eles notaram melhoras em vários aspectos (mudanças aerodinâmicas pouco notáveis à primeira vista já foram documentadas). Loïc Duval acredita que este modelo consiga quebrar a barreira dos 3:20 em uma volta em Le Mans. Vale notar que a pole para as 24 Horas do ano passado foi de 3:21,789 (Kazuki Nakajima, Toyota).
  • Enquanto isso, no Bahrein, a Porsche testa seu 919 revisadoalém de um novo pacote aerodinâmico, com um adendo interessante na parte técnica: o diretor técnico da equipe mencionou a potência máxima do 919 como "aproximadamente mil cavalos". Tal cifra foi alcançada pela Toyota ano passado, e a Nissan declara que seu LMP1 pode alcançar 1250cv. Teremos uma guerra de potência como na década de 80? A Porsche chegou aos 8MJ? Somando todos os testes de pré-temporada, é estimado que a Porsche tenha percorrido vinte mil quilômetros com o 919 de 2015.
  • Nenhuma novidade clara pelos lados da Toyota a não ser a troca de comando na TMG: sai Yoshiaki Kinoshita, entra Toshio Satou.
  • A reformulação proposta da classe LMP2 em 2017 ainda apresenta muitos pontos que podem gerar confusão. Produzir um carro "do zero" só faria sentido financeiramente se dez carros fossem vendidos. Como exemplo de comparação, adaptar um projeto atual às novas regras justificaria o investimento com apenas quatro exemplares vendidos. Mais mudanças envolveriam padronizar o motor e um único fornecedor de pneus.
  • Sobre os pilotos já confirmados para Le Mans: esta pode ser a melhor classe de estreantes da história, com nomes conhecidos como Nico Hülkenberg, Tsugio Matsuda, Max Chilton, Pipo Derani, Gustavo Yacaman, Laurens Vanthoor, Mikhail Aleshin, James Calado, Michael Kristensen, Fernando Rees, Townsend Bell e Mathias Lauda já confirmados. Ainda faltam mais de trinta vagas para serem preenchidas.
  • Um nome familiar pode ressuscitar em breve: o novo dono da TVR declarou interesse em voltar a Le Mans.

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